A tricologia capilar foi um meio de estudo que auxiliou para encontrar as soluções de muitas doenças capilares, essas enfermidades podem ocasionar alteração na aparência e estrutura do cabelo, provocando quedas, caspa, infecções e etc, decorrentes do couro cabeludo.

Muito dos paciente que procuram saber sobre a tricologia capilar, são pessoas que estão com decorrência dos sintomas citados acima, é um problema que vem crescendo bastante ao longo dos anos, porém há respostas para isso, o que levará em conta será a boa avaliação do especialista, que fará uma bateria de exames para identificação do problema do indivíduo como exames físicos e complementares. Com o resultado dos exames o médico encaminhará o tratamento desejado.

Nesse artigo vamos abordar todos os estudos em relação à tricologia capilar, entender as doenças que são provocadas, o tratamento necessário entre outros.

Conheças as doenças estudadas pela tricologia capilar:

Calvície

É uma das causas mais comum entre os pacientes, conhecida também como alopecia é uma doença que causa queda do cabelo, podem ser regenerados como uma queda total ou parcial e também definimos esse conceito da doença como uma ocasião local e regional.

Essa doença um dos principais motivos é de herança genética, ou seja, de pai para filho, outras consequências são os descontroles emocionais. Vale ressaltar que alimentação incorreta e uso incorreto dos produtos de beleza no couro cabeludo, pode ocasionar a calvície.

Danos Capilares

Muitos desses danos são ocasionados pelo uso intensivo de produtos químicos como tinta de cabelo, hidratação química, uso excessivo do formol, alisamentos e etc. Isso provoca danos no couro cabeludo e consequências desses procedimentos podem gerar algumas doenças.

Dermatite

Essa doença é muito conhecida não por seu nome de origem, mas denominamos de caspa. A tricologia capilar estuda o que de fato ocasiona a caspa, sabemos que sua origem podem ser genéticas, baixa temperatura, consumo excessivo de álcool e etc.

Lúpus no couro cabeludo

Essa doença costuma enfraquecer o cabelo, resultando na sua perda, com isso os pelo que  restam fica sem brilho e ralo, o sintoma mais comum do Lúpus é o afinamento dos fios tanto da cabeça, cílios, sobrancelhas e etc.

Saiba quais profissionais que podem se especializar no ramo da Tricologia Capilar

Hoje muitos pacientes costumam relatar problemas com os salões de beleza, eles são uma boa referência, entretanto esses profissionais que atuam nesse ramo, não são predestinados a te avaliar de forma precisa e fazer um diagnóstico sobre o real problema que o paciente está passando. Dito isso, os principais especialistas para comentar sobre esse assunto, são os profissionais dermatologistas, o mesmo fará todos os procedimentos necessários para compreender a doença predestinada à tricologia capilar.

Além dos profissionais dermatologistas, os atuantes do ramo da estética, também estuda assunto da tricologia capilar, todavia esses profissionais não podem fazer uma avaliação diagnóstica precisa como um dermatologista, por isso esses profissionais são os mais precisos para um resultado concreto da doença avaliada.

Entenda a diferença entre Tricologia Capilar e Cosmetologia Capilar:

Esses dois grupos de estudos, eles são poucos conhecidos, mas são muito importantes na questão do estudo sobre as doenças do couro cabeludo, a tricologia capilar que estuda as doenças em si e a Cosmetologia desenvolve os produtos para as doenças. Entenda a diferença:

Tricologia

Esse meio como já definimos anteriormente estuda as doenças do couro cabeludo, queda de cabelo e etc. Tem o intuito de entender o porquê dessas doenças ocasionadas.

Cosmetologia

A cosmetologia é uma espécie de complemento da tricologia capilar, através da resultante dos estudos realizados por esse procedimento, a cosmetologia entra com o estudo da criação dos produtos necessários para o couro cabeludo.

 

Contrate a melhor empresa de Transplante Capilar

A Clínica Dourado é especializada em serviços de transplante capilar, a empresa tem consciência do estudo da tricologia capilar para compreendermos as doenças de origem do couro cabeludo. Caso esteja procurando serviços de transplante capilar, o Dr. Daniel Dourado é formado em dermatologia e está disposto a te ajudar com qualquer procedimento que deseja consultar em nossa clínica.