A queda de cabelo após transplante capilar é uma situação esperada que geralmente está associada ao trauma provocado pela cirurgia no local. O transplante capilar é um procedimento cirúrgico em que há transferência de cabelos de uma área doadora para áreas calvas. A área doadora, geralmente na nuca, é o local onde os fios costumam ser geneticamente mais resistentes à calvície.

Tanto os fios transplantados como os fios ao redor da área da cirurgia podem cair temporariamente. Esse fenômeno, conhecido como “shock loss” ou queda pós-traumática, faz parte de uma condição mais ampla, o eflúvio telógeno, que por sua vez consiste na alteração do ciclo natural dos cabelos.

O início da queda de cabelo costuma ser notado entre a primeira e a quinta semana após a realização do procedimento cirúrgico e costuma se manter em geral por até 4 a 6 meses.

O fato de haver queda de cabelo após transplante capilar não significa que aqueles cabelos foram perdidos. Novos fios costumam substituir aqueles que caíram, inclusive os que foram implantados.

Apesar da queda ser inevitável, ela costuma ser temporária.

Dr. Daniel Dourado, professor de transplante capilar, médico dermatologista com título de especialista!

CRM46606 — RQE32368

Telefone: +55 (31) 3643-4103

Whatsapp: +55 (31) 9 9623-5678