Transplante Capilar

Transplante Capilar2019-01-07T15:22:09+00:00

O que é o Transplante Capilar?

O transplante capilar é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, no qual folículos pilosos saudáveis do próprio paciente, são transplantados para a região afetada pela calvície. Esse cabelo irá nascer, crescer normalmente durante toda a vida.

A técnica é estudada há quase 100 anos, e nos últimos 20 anos obteve significativos avanços.

Atualmente o transplante capilar é considerado o tratamento definitivo para a calvície e o RESULTADO É NATURAL, não é possível perceber se o paciente fez ou não o procedimento quando bem executado.

Trata-se de um procedimento muito sofisticado, altamente artístico, que combina experiência, habilidade clínica, paciência e treinamento constante.

De fato, estamos falando de um procedimento cirúrgico, onde são seguidas normas internacionais, amplamente estudadas e devidamente regulamentadas por órgãos como a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

O transplante capilar tem indicação para pacientes que possuem calvície, ou seja, ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA.

O FOLÍCULO PILOSO

Os cabelos originam-se dos folículos pilosos que são estruturas celulares presentes em todo o corpo humano e no couro cabeludo existem cerca de 120 mil unidades.

Seu formato é uma espécie de bolsa e está presente na hipoderme, dentro do folículo está localizado a raiz do fio capilar.

Cada unidade de folículo piloso tem capacidade para produzir um fio de cabelo, sendo que 10% deles podem produzir mais do que um fio.

Sua estrutura é complexa, composta por bulbo, glândula sebácea, músculo piro-eretor e outras.

Devido a questões hormonais e genéticas, determinados folículos perdem sua capacidade de produzir fios capilares, porém outros se mostram resistentes e sem pré-disposição genética para a calvície.

São esses folículos pilosos resistentes que são transplantados para a região calva e irão continuar crescendo durante o tempo que forma programados para produzir fios, ou seja, durante décadas.

O PLANEJAMENTO DA CIRURGIA DE TRANSPLANTE CAPILAR

Todo procedimento cirúrgico envolve etapas importantes, que aumentam a segurança do paciente.

Para a realização da cirurgia de transplante capilar é importante que o paciente tenha indicação clínica para se submeter ao ato cirúrgico.

Primeiro é necessário ter uma área doadora preservada que possa oferecer o número de fios suficientes para preencher a região calva.

Para determinar o número de fios necessários é calculado o tamanho da área calva e quantos fios devem ser implantados para cobrir essa parte. A área doadora precisa oferecer o número de folículos e ainda manter sua cobertura.

Por isso é tão importante que o paciente procure tratamento clínico para a calvície.

Antes da cirurgia é estudado por fotos e análise dos cabelos, a direção que os fios crescem, o ângulo de crescimento, a estimativa mais adequada para a linha frontal dos cabelos, o número de fios necessários, saúde do paciente, etc.

Ao paciente é explicado as possibilidades do procedimento, alinhando a expectativa e as recomendações médicas, antes, durante e depois do cirurgia de transplante capilar.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA NO TRANSPLANTE CAPILAR?

Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, a anestesia é apenas local, alguns pacientes podem fazer uso de sedativos leves para seu maior conforto, pois o tempo da cirurgia pode ser elevado, até 6 horas de duração.

QUAL O PREÇO DO TRANSPLANTE CAPILAR?

Essa é uma das principais dúvidas dos pacientes que procuram por transplante capilar. Porém além de ser proibido informar valores pela internet, conforme normas do CFM (Conselho Federal de Medicina), cada paciente terá um valor diferente, dependendo do caso.

O valor pode variar significativamente, o que dificulta a mensuração de preço, sem antes analisar o paciente pessoalmente.

É importante analisar com essa questão a experiência do profissional, a formação acadêmica, o foco no tratamento capilar, a participação em congressos e eventos visando o constante aprimoramento.

Transplante Capilar Belo Horizonte
Implante Capilar