Folículos capilares são bolsas que se localizam na hipoderme, a camada mais profunda da pele, que contém os fios de cabelo.

Folículo e raiz de cabelo são a mesma coisa?

Este é uma dúvida muito comum de meus pacientes. Apesar de uma coisa parecer a outra, na verdade, a raiz está contida no folículo, mas são duas coisas diferentes. Um folículo, pode conter até 4 raízes de cabelo.

Em geral, 90% dos folículos produzem apenas um fio de cabelo, e o restante podem produzir 2, 3 ou até 4 fios.

O folículo é um anexo cutâneo de bastante complexidade, com uma grande diversidade de tipos de células e funções diferenciadas.

É através dos folículos que as glândulas sebáceas expelem gordura para lubrificar a pele.

Nos folículos também  há a presença de células nervosas, que recebem estímulos quando há contato com os cabelos.

Folículos crescem apenas na cabeça?

Na verdade não. Os folículos estão presentes em quase toda a nossa pele. Cada pelo do nosso corpo é produzido por um folículo.

Eles não estão presentes apenas nas palmas das mãos e dos pés, e estima-se que no corpo humano, existam 5 milhões de folículos, aproximadamente.

Tipos de folículos

A medicina reconhece dois tipos de folículos, que contém um aspecto anatômico e um ciclo de vida muito semelhantes:

  • Pelo terminal: os terminais são mais longos, grossos e pigmentados, com diâmetro superior a 0,06mm.
  • Velo: o velo é pequeno, fino, com pouca pigmentação e geralmente com menos de 2cm de comprimento, com diâmetro aproximado de 0,03mm.

Transformação de velos e terminais

Um terminal não será, necessariamente, sempre um terminal, e vice-versa. Por exemplo:

  • Terminal -> Velo: na alopecia androgenética (calvície), ocorre a transformação dos terminais em velos.
  • Velo -> Terminal: este tipo de transformação é comum na barba, após a puberdade, quando os pelos se tornam maiores e mais grossos.

Transplante de folículos para correção da calvície

A calvície é um problema que causa constrangimento e baixa auto-estima em muitos homens, e é causada por fatores hereditários.

Nestes casos, os folículos tem um “prazo de validade”, e quando a pessoa atinge determinada idade, os folículos capilares passam a produzir velos ao invés de terminais.

Atualmente, é possível corrigir a calvície através do transplante folicular na técnica FUE. Neste procedimento, folículos com maior resistência são extraídos da região posterior da cabeça, e então implantados na área afetada pela calvície.

Via de regra, os folículos transplantados na área receptora irão durar o mesmo tempo que durariam na região de onde foram extraídos. Os fios da parte posterior da cabeça são muito resistentes à queda, e por isso, proporcionam resultados muito duradouros.

foliculo capilar para transplante capilar
Unidades foliculares já preparadas para o transplante capilar, na clínica do Dr. Daniel Dourado, em Belo Horizonte

Distribuição folicular no transplante capilar

O transplante capilar pode proporcionar resultados muito naturais, proporcionando um rejuvenescimento considerável para a face do paciente.

No entanto, é necessário realizar o procedimento com um profissional com bastante experiência. Isso por que, existem diversos fatores que contribuem para o resultado ser mais natural, como a angulação dos folículos na hora do reimplante, a distribuição dos folículos na região calva, a densidade por área, entre outros.

Transplante capilar em Belo Horizonte

Se você é de Belo Horizonte ou região e deseja realizar o transplante capilar, entre em contato com Dr. Daniel Dourado.

Dr. Daniel possui vasta experiência com transplante capilar, é professor de Transplante Capilar pela IMCAP, já ministrou palestras e está sempre aprimorando seus conhecimentos em congressos nacionais e internacionais.

dr daniel dourado transplante capilar
Dr. Daniel Dourado, especialista em Transplante Capilar em Belo Horizonte

Para entrar em contato e agendar sua consulta, entre me contato através do Whatsapp abaixo.