DERMATOLOGIA CIRÚRGICA

Dermatologia

CIRÚRGICA

A Dermatologia cirúrgica abrange vários procedimentos capazes de remover ou modificar a pele e o tecido celular subcutâneo. Elas podem ser divididas basicamente em três procedimentos:

 

CRIOCIRURGIA

Esse procedimento também é conhecido como “terapia do frio”. É um tratamento de congelamento que utiliza nitrogênio líquido em baixas temperaturas para eliminar os tecidos doentes.

A técnica é utilizada para o tratamento de verrugas, lesões pré-malignas ou manchas brancas  causadas pelo sol. É um procedimento simples, realizado no próprio consultório médico e a quantidade de sessões vai depender de cada caso. Após a realização do procedimento o paciente pode retomar suas atividades normalmente.

PEQUENAS CIRURGIAS

São procedimentos realizados com auxílio de um bisturi, tanto para fins de correção estética, quanto para retirada de tumores malignos de pele e outras lesões como: pintas, verrugas e cistos.

O procedimento é feito sob anestesia local no próprio consultório e o paciente pode retornar as suas atividades imediatamente.

ELETROCAUTERIZAÇÃO

Trata-se de uma cirurgia para o tratamento de lesões verrucosas, ceratoses seborreicas e tumores benignos da pele.
O procedimento é realizado em um consultório médico através de uma anestesia tópica ou infiltrativa.

Existem diferentes tipos de procedimentos cirúrgicos. Listamos abaixo as nossas especialidades:

• Transplante capilar;

• Reconstrução de lóbulo da orelha;

• Cirurgia de câncer de pele;

• Cirurgia do Xantelasma;

• Correção de queimaduras e cicatrizes de sobrancelhas com implante folicular;

• Eletro coagulação de lesão cutânea;

• Enxerto Dermo Epidermico;

• Excisão e enxerto de pele (Hemangioma Nevus ou Tumor);

• Excisão e sutura com plástica em Z na pele;

• Excisão e sutura de lesão circular com rotação de retalho;

• Excisão e sutura simples;

• Rejuvenescimento facial;

• Remoção de manchas;

• Retirada de sinais, verrugas e cistos;

• Tratamento de cicatrizes de acne.

 

 

Mais detalhes de alguns procedimentos de dermatologia cirúrgica

Cirurgia da unha encravada

A unha encravada (Onicocriptose) ocorre quando uma das pontas da unha, ao crescer,  literalmente “penetra” na pele em volta dela.  O processo decorre de um aumento na pressão sobre a unha ou suas pregas, causado principalmente pelo ato de apará-las de forma errada  ou usar sapatos apertados ou de pontas finas. O encravamento se caracteriza pela  inflamação  e vermelhidão dos cantos da unhas, que podem até mesmo soltar pus e provocar dores com intensidade variada.

No início do encravamento, podem ser tentados o tratamento clínico com higienização frequente da unha e elevação da ponta que está penetrando o tecido. Nos casos que não respondem, o tratamento é cirúrgico, realizado com anestesia local e consiste na retirada parcial da unha doente, realizado por um médico Dermatologista.

 


Correção de lóbulo de orelha

A correção de lóbulo de orelha tem resultados extremamente satisfatórios. Uma grande queixa de quem usa brincos é a fissura de lóbulo de orelha, termo usado para designar a lesão causada quando o orifício do brinco se alarga ou se rompe completamente, deixando o lóbulo da orelha partido. O alargamento do orifício do brinco e a sua ruptura completa são causados por brincos pesados, alargadores de orelha, trauma com tração ou ainda pela fragilidade que progressivamente ocorre nessa região.

A cirurgia é realizada com anestesia local no consultório, dura em torno de 30 minutos e o paciente é liberado após o procedimento para as suas atividades normais do dia. A técnica cirúrgica vai depender do tipo de deformidade, obtendo resultados extremamente satisfatórios. O acompanhamento médico pós-procedimento é importante para avaliar a cicatriz decorrente da correção. Podem ocorrer complicações como cicatrizes elevadas, queloides e alterações na coloração das cicatrizes, que deverão ser prontamente diagnosticadas e tratadas pelo seu Dermatologista. 

 


Cirurgia da pálpebra – BLEFAROPLASTIA

Também conhecida como Blefaroplastia, a cirurgia de pálpebra melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.

Os resultados finais da cirurgia da pálpebra aparecerão dentro de algumas semanas, mas, pode levar até um ano para as linhas de incisão refinarem totalmente. Embora a cirurgia da pálpebra possa corrigir determinadas condições permanentemente, há o envelhecimento natural. Ao longo da vida, é preciso que haja proteção solar adequada para ajudar a manter os resultados. A avaliação e o procedimento deverá ser feita por um médico especialista.


Tem alguma dúvida referente a Dermatologia e tratamentos cirúrgicos?

FALE COM O DOUTOR









A Clínica

O Dr. Daniel Seixas Dourado é médico especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a única instituição reconhecida oficialmente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB) como representante dos dermatologistas no Brasil.

Transplante Capilar em Belo Horizonte

Dr. Daniel Dourado
Contato

R. Bernardo Guimarães, 2717 Sal 903 - Lourdes - Belo Horizonte - MG - CEP 30140-082
Telefone: +55 (31) 4101-5372 | +55 (31) 99446-2446
Email: atendimento@drdanieldourado.com.br

Como chegar