A Dermatologia cirúrgica abrange vários procedimentos capazes de remover ou modificar a pele e o tecido celular subcutâneo. Elas podem ser divididas basicamente em três procedimentos:
CRIOCIRURGIA
Esse procedimento também é conhecido como “terapia do frio”. É um tratamento de congelamento que utiliza nitrogênio líquido em baixas temperaturas para eliminar os tecidos doentes.
A técnica é utilizada para o tratamento de verrugas, lesões pré-malignas ou manchas brancas causadas pelo sol. É um procedimento simples, realizado no próprio consultório médico e a quantidade de sessões vai depender de cada caso. Após a realização do procedimento o paciente pode retomar suas atividades normalmente.
PEQUENAS CIRURGIAS
São procedimentos realizados com auxílio de um bisturi, tanto para fins de correção estética, quanto para retirada de tumores malignos de pele e outras lesões como: pintas, verrugas e cistos.
O procedimento é feito sob anestesia local no próprio consultório e o paciente pode retornar as suas atividades imediatamente.
ELETROCAUTERIZAÇÃO
Trata-se de uma cirurgia para o tratamento de lesões verrucosas, ceratoses seborreicas e tumores benignos da pele.
O procedimento é realizado em um consultório médico através de uma anestesia tópica ou infiltrativa.
Existem diferentes tipos de procedimentos cirúrgicos. Listamos abaixo as nossas especialidades:
• Transplante capilar;
• Reconstrução de lóbulo da orelha;
• Cirurgia de câncer de pele;
• Cirurgia do Xantelasma;
• Correção de queimaduras e cicatrizes de sobrancelhas com implante folicular;
• Eletro coagulação de lesão cutânea;
• Enxerto Dermo Epidermico;
• Excisão e enxerto de pele (Hemangioma Nevus ou Tumor);
• Excisão e sutura com plástica em Z na pele;
• Excisão e sutura de lesão circular com rotação de retalho;
• Excisão e sutura simples;
• Rejuvenescimento facial;
• Remoção de manchas;
• Retirada de sinais, verrugas e cistos;
• Tratamento de cicatrizes de acne.
Mais detalhes de alguns procedimentos de dermatologia cirúrgica
Cirurgia da unha encravada
A unha encravada (Onicocriptose) ocorre quando uma das pontas da unha, ao crescer, literalmente “penetra” na pele em volta dela. O processo decorre de um aumento na pressão sobre a unha ou suas pregas, causado principalmente pelo ato de apará-las de forma errada ou usar sapatos apertados ou de pontas finas. O encravamento se caracteriza pela inflamação e vermelhidão dos cantos da unhas, que podem até mesmo soltar pus e provocar dores com intensidade variada.
No início do encravamento, podem ser tentados o tratamento clínico com higienização frequente da unha e elevação da ponta que está penetrando o tecido. Nos casos que não respondem, o tratamento é cirúrgico, realizado com anestesia local e consiste na retirada parcial da unha doente, realizado por um médico Dermatologista.
Correção de lóbulo de orelha
A correção de lóbulo de orelha tem resultados extremamente satisfatórios. Uma grande queixa de quem usa brincos é a fissura de lóbulo de orelha, termo usado para designar a lesão causada quando o orifício do brinco se alarga ou se rompe completamente, deixando o lóbulo da orelha partido. O alargamento do orifício do brinco e a sua ruptura completa são causados por brincos pesados, alargadores de orelha, trauma com tração ou ainda pela fragilidade que progressivamente ocorre nessa região.
A cirurgia é realizada com anestesia local no consultório, dura em torno de 30 minutos e o paciente é liberado após o procedimento para as suas atividades normais do dia. A técnica cirúrgica vai depender do tipo de deformidade, obtendo resultados extremamente satisfatórios. O acompanhamento médico pós-procedimento é importante para avaliar a cicatriz decorrente da correção. Podem ocorrer complicações como cicatrizes elevadas, queloides e alterações na coloração das cicatrizes, que deverão ser prontamente diagnosticadas e tratadas pelo seu Dermatologista.
Cirurgia da pálpebra – BLEFAROPLASTIA
Também conhecida como Blefaroplastia, a cirurgia de pálpebra melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta.
Os resultados finais da cirurgia da pálpebra aparecerão dentro de algumas semanas, mas, pode levar até um ano para as linhas de incisão refinarem totalmente. Embora a cirurgia da pálpebra possa corrigir determinadas condições permanentemente, há o envelhecimento natural. Ao longo da vida, é preciso que haja proteção solar adequada para ajudar a manter os resultados. A avaliação e o procedimento deverá ser feita por um médico especialista.